quarta-feira, 24 de abril de 2013

Resumo do livro Ekoaboka - Jornadas na Amazônia

   A história tem um enredo fantástico, prende a atenção do leitor a cada capítulo que é lido.
   Conta a história de uma família, constituída por Leo, de 47 anos, casado com Marina, de 42, com quem teve um filho Txai, de 5 anos, uma enteada, Chantal,  de 14. Leo também tem outro filho, Alex, de 17 anos. Babu era amigo da família, era o mais paciente, tão paciente, que era considerado o pai substituto e conselheiro.
   Leo e Babu eram biólogos e estavam a procura de uma planta, a Floranoves Obscurus, uma estranha flor  marrom que incorporava a substancia que faltava para concluir a experiência, verde-da-Amazônia, responsável por neutralizar os mosquitos da Malaria e fazer com que estes não se espalhem para outros locais. Viajaram  para Amazônia onde ficariam em um barco-casa, afastado da cidade, onde iriam morar, fazer suas pesquisas, concluir a busca e passar os 3 meses ali.
   Perto dali, ficavam, ou melhor, moram os índios Abakêbira, quer dizer povo adormecido que acordou.
   A família faz várias descobertas, como as que Txai, quando encontrou seu fiel companheiro durante esse 3 meses. Uã Uã, ou apenas Uã, como era chamado, era o mais novo amigo de Txai, era com ele que passava boa parte do tempo, brincando e descobrindo o nome de outros animais.
   Chatal, que de princípio achava tudo aquilo um verdadeiro saco e perda de tempo, queria voltar imediatamente para o seu conforto, conheçeu Catu, índio pelo qual acabou se apaixonando.
   Alex, ficou fascinado pela cultura dos povos indígenas e resolveu ficar mais um tempo, para conhecer e voltar apenas no meio do ano para fazer vestibular de antropologia, assim podendo trabalhar mais com os índios, conhecendo sua cultura, novos rituais e costumes.
   Leo e Babu finalizaram a experiência, e ficaram muito felizes com a conclusão da busca.
   Ekoaboka significa "mudança", o que aconteceu com todos que participaram da viagem. Foram mudados, transformados.
   Uma história fascinante que fala de tudo que se passa no coração da Amazônia, aborda temas como o desmatamento e a vida levada pelos índios, a sua cultura, tradições, rituais, entre outros assuntos.

Resumo do livro "Ekoaboka" trabalhado em sala de aula pela orientação da professora Ilvanita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário