domingo, 28 de abril de 2013

Felicidade Clandestina - Clarice Lispector

                                                            
                                                                                     Clique na imagem para ler o conto na íntegra


   Este é um conto psicológico escrito por Clarice Lispector e trabalhado em sala de aula. Nele a narradora conta a história de uma menina má, filha de dono de livraria, que oferece o livro "As reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato emprestado, ela deveria passar no dia seguinte para pegá-lo. Todos os dias a narradora ia até a casa da menina, mas ela sempre inventava uma desculpa para não entregá-lo. Até que a mãe da menina egoísta, desconfiada, descobre a farsa  praticada pela filha e entrega o livro para a narradora, que aprecia cada pedaço do livro que é lido, fingindo não o ter em suas mãos para depois olhá-lo e ficar feliz por tê-lo junto a ti, em outras palavras, não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante”.
   No conto é difícil perceber o verdadeiro significado do título. Talvez ela quisesse dizer que a felicidade estivesse enquanto a narradora estava com o livro, apesar desse sentimento não ser prolongado pois, após alguns dias o livro seria devolvido.


Atividade proposta pela professora Ilvanita, que nos orientou a ler este conto, para aprofundarmos nos contos psicológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário